LogotipoLogotipo 2
Navegação
Links

Mensagem:

 Uma Lenda Chinesa 
Há muito tempo, uma menina chinesa chamada Lili se casou e foi viver com o marido e a sogra. 
Depois de alguns dias, passou a não se entender com a sogra. 
As personalidades delas eram muito diferentes uma da outra e Lili foi se irritando com os hábitos dela, que freqüentemente a criticava. 
Meses se passaram e Lili e sua sogra cada vez mais discutiam e brigavam. 
De acordo com antiga tradição chinesa a nora tinha que se curvar à sogra e obedecê-la em tudo. 
Lili já não suportando mais conviver com essa situação, decidiu  visitar um amigo de seu pai, um velho sábio. 
Depois  de ouvi-la, ele pegou um pacote de ervas e lhe disse: Vou lhe dar várias ervas que irão lentamente envenenar sua sogra. 
A cada dois dias ponha um pouco destas na comida dela. 
Agora, para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, você deve ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. 
Lili ficou muito contente, agradeceu o sábio e voltou apressada para casa para começar o projeto de assassinar a sua sogra. 
Semanas se passaram e a cada dois dias Lili servia a comida "especialmente tratada" à sua sogra. 
Ela sempre lembrava do que o velho sábio tinha recomendado sobre evitar suspeitas e, assim controlou o seu temperamento, obedeceu a sogra e a tratou como se fosse sua própria mãe. 
Depois de seis meses, a casa inteira estava com outro astral. Lili tinha controlado o seu temperamento e quase nunca se aborrecia. Nesses seis meses, não tinha tido nenhuma discussão com a sogra, que agora parecia muito mais amável e mais fácil de se lidar. 
As atitudes da sogra também mudaram e elas passaram a se tratar como mãe e filha. 
Um dia, Lili foi novamente procurar o Sr. Huang para pedir-lhe ajuda e disse: 
- Querido Sr. Huang, por favor, me ajude a evitar que o veneno mate minha sogra! 
Ela se transformou numa mulher agradável e eu a amo como se fosse minha mãe e não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei. 
Sr. Huang sorriu e acenando a cabeça, disse: 
- Lili, não precisa se preocupar. 
As ervas que eu lhe dei não eram venenosas e sim vitaminas especialmente preparadas para melhorar a saúde dela. 
O veneno estava na sua mente e na sua atitude, mas foi jogado fora e substituído pelo amor que você passou a dar a ela. 
Na China existe uma regra dourada que diz: "A pessoa que ama os outros também será amada". 
Na grande parte das vezes, recebemos das outras pessoas o que damos a elas. 
Lembre-se sempre: o plantio é opcional, mas a colheita é  obrigatória. 
Por isso, tenha cuidado com o que planta! 
Pense nisso: a colheita... é inevitável.
Texto fornecido por: 
Andreiah Salgado 
www.andreiahsalgado.com.br 
Texto revisado por  
joana kussano  joanakussano@yahoo.com.br

Aos profissionais de Feng Shui
 
Ref.: A PSICOLOGIA AMBIENTAL E O FENG SHUI
Mestre I Ming,
Pesquisei um pouco sobre o assunto da última aula que tem o mesmo tema.
E percebi uma conexão entre esses dois campos de estudo. Segue uma abordagem do que pude compreender.

O psicólogo Kurt Lewin (1890-1947) foi um dos primeiros estudiosos a tratar da importância da relação entre o ser humano e o meio ambiente. Seu objetivo era determinar a influência que o meio ambiente exercia nas pessoas, o modo como reagem e se organizam conforme o meio em que vivem, tanto construído quanto natural.
Por ser um campo que possibilita o estudo de fenômenos dos mais diversos, quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema avançando sob o modelo pesquisa –ação.
Ora, temos então um paralelo com o estudo do feng shui que analisa totalmente a influência que o meio ambiente causa nas pessoas, determinando com pesquisa e ação modelos de atuação na resolução de problemas em cada situação.
A Psicologia Ambiental apresenta ainda 5 princípios levados em consideração numa investigação ou intervenção:
1-Ter em conta que se é capaz de modificar o meio ambiente
2-É necessário que se esteja presente em todos os contextos do dia a dia
3-Considerar a pessoa e o meio ambiente como uma só entidade
5-Por último, uma investigação desta índole deve sempre ser levada a cabo com a colaboração de outras ciências.
Então, é nesse item onde entra para somar o feng shui que acrescenta ainda o estudo de um fenômeno importantíssimo , a ENERGIA, que influencia e determina.
Quem sabe seremos nós fengshuístas grandes colaboradores da Psicologia Ambiental já que esse é há muito tempo nosso trabalho e onde pousa uma das doutrinas mais importantes da filosofia central do feng shui: “ A humanidade deve viver em harmonia com o ambiente.”

Adriana C. Aviles de Lima
e-mail: avilesadri@yahoo.com.br

 


Notícias 

São Paulo, Julh/2007, E-mail da JCI, Brasil-China

Ano Novo Chinês no calendário do Município de São Paulo!

Graças aos esforços de todos, desde a Primeira Festa do Ano Novo Chinês, 2006, JCI Brasil-China (Junior Chamber Internacional) conseguiu, através da ajuda do Deputado Federal William Woo, aprovar a Lei n. 14.334/2007. Veja o texto da publicação oficial:

INCLUI AS FESTIVIDADES RELATIVAS À COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO CHINÊS NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO.
(PROJETO DE LEI Nº 654/06)
(VEREADOR WILLIAM WOO - PSDB)
Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com o § 7º do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulga a seguinte lei:
Art. 1º Ficam incluídas no Calendário Oficial da Cidade de São Paulo as festividades relativas à comemoração do Ano Novo Chinês, em data a ser designada, anualmente, pela Secretaria Municipal da Cultura.
Art. 2º As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações próprias do orçamento vigente, suplementadas se necessário.
Art. 3º O Executivo Municipal regulamentará a presente lei no prazo de 60 dias.
Art. 4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Câmara Municipal de São Paulo, 10 de abril de 2007.
O Presidente, Antonio Carlos Rodrigues.
Publicada na Secretaria Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, em 10 de abril de 2007.
Secretário Geral Parlamentar, Breno Gandelman.
DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/04/2007.
anonovo

Àsia, 15/07/2007, Email por EFE.

As sete novas Maravilhas

A Grande Muralha  da China, a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, a cidade de Petra na Jordânia, o Coliseu de Roma, as ruínas incas de Machu Picchu no Peru, a antiga cidade maia de Chichen Itza no México e o mausoléu do Taj Mahal, na Índia completam a lista das sete novas Maravilhas.

PEQUIM (AFP) - A escolha da Grande Muralha como "nova Maravilha" do mundo não provocou reação alguma neste domingo na China, onde a cerimônia de Lisboa não foi transmitida.

"Não há nenhum evento especial. Não importa. É uma grande honra para a China", declarou à AFP Hu Yang, uma autoridade de Badaling, uma cidade cortada pela Grande Muralha nas proximidades de Pequim.

"Como de costume, há muitos turistas aqui hoje, mas não creio que tenham vindo porque a Grande Muralha tenha sido eleita uma das sete novas Maravilhas do Mundo", acrescentou.

O polêmico concurso, que obteve cem milhões de votos no mundo, foi concluído com uma noite de gala para o anúncio das cidades eleitas em Lisboa. A cerimônia não foi transmitida pelas redes de televisão chinesas.

A Grande Muralha começou a ser construída há mais de 2.000 anos. Trata-se do monumento mais extenso do mundo, que vai do Oceano Pacífico ao coração da Ásia central.  É única construção humana, possível de ser vista no espaço.

muralha_400

cristo_redentor_rj_400_01


Àsia, 18/05/2007, Email por EFE.

Comunistas recorrem a feng shui por carreira política

Pedir conselho aos mestres do "feng shui" para galgar posições políticas tornou-se uma prática comum entre os quadros comunistas, no período atual de renovação quadrienal dos Governos locais, informou hoje a imprensa chinesa.

Muitos dirigentes do partido pagam até US$ 75 mil por ano a mestres do "feng shui", que dizem como localizar os móveis e onde pôr amuletos para afugentar as más influências, diz a revista "Southern Weekend".

O "feng shui" é uma forma de sabedoria popular que diz como devem ser dispostos os objetos e a luz em casas e jardins. Mas os conselhos vão às vezes muito além disso. Entre os casos revelados pela revista está o de um funcionário da província de Zhejiang, no leste do país. Ele não hesitou em transferir os túmulos de seus parentes até o monte Tian Shan, na província de Xinjiang, no noroeste, a milhares de quilômetros do local onde estavam.

O ex-diretor do Departamento Fiscal da província de Hebei pagou US$ 600 a um mestre que simplesmente previu que ele acabaria se tornando governador em cinco anos.

Já o secretário do partido da cidade de Taian, na província de Shandong, no leste, mandou mudar o traçado de uma estrada em construção, para que ela passasse sobre um reservatório. O motivo: um mestre disse que ele podia vir a ser vice-primeiro-ministro, mas para isso precisava de uma ponte.

Alguns dos políticos foram depois condenados por corrupção, diz a revista. Segundo explicaram vários professores consultados, desde a segunda metade de 2006 sua carteira de clientes, antes composta em sua maioria por empresários, passou a incluir os quadros comunistas devido às eleições locais, realizadas a cada quatro anos.

O prestígio do "feng shui" não agrada ao Governo chinês, que nos últimos anos vem tentando combater os adivinhos, porque difundem a superstição e atacam o espírito científico.

Segundo Wang Chanjiang, da Escola Central do Partido Comunista, o fenômeno se deve ao momento de transição no país.

"A teoria revolucionária não pode explicar os novos problemas surgidos durante a reforma e abertura econômicas, e as novas teorias ainda não se estabeleceram. Daí se popularizam as superstições", disse.


 

Login
Busca Rápida
Rádio
sociedadefengshui.com
Copyright 2007 - Todos os direitos reservados
Webmaster